Os 5 melhores chás que pode beber

Como já deve ter percebido pelo que estou sempre a partilhar, na macrobiótica é muito raro consumirmos bebidas frias. Acreditamos que o quentinho é o nosso melhor amigo para manter o interior equilibrado. Por isso, a nossa bebida de eleição é o chá!

 

Hoje venho falar sobre os cinco chás que eu bebo frequentemente e que considero importante que estejam presentes na sua dieta, para o/a ajudar a manter-se quentinho/a por dentro.

Papel e caneta preparados? Aqui vamos!

 

  • Chá de 3 anos – não me canso de falar dele, é um dos meus favoritos. Feito a partir dos talos e folhas mais antigas do chá verde, com leve fermentação, e muito menos teína. Tem um efeito alcalinizante, que equilibra o pH e o açúcar do sangue, e, além disso, é um bom substituto para quem pensa deixar o café, sabia?
    • Modo de preparação: 1 colher de sopa para 1 litro de água a ferver – deixar ferver 5 a 10 minutos

 

  • Chá de miso – a melhor “contratação” que pode fazer para a limpeza do seu organismo, ajuda a limpar, desintoxicar e fortalecer –  curiosidade: quando o meu filho nasceu, levei miso para a maternidade para ajudar a limpar o sangue. É um probiótico natural e muito potente, que nutre a flora intestinal e auxilia na digestão. É especialmente benéfico para problemas digestivos graves e infecções urinárias recorrentes. O miso de arroz é mais indicado para as estações frias, enquanto o de cevada se deve consumir nas quentes.
    • De modo a preservar as enzimas, deve ser consumido logo depois de ser feito e, se consumido em jejum, pode trazer algum conforto. 

 

  • Chá de daikon seco – um ótimo depurativo, com potenciais anti-inflamatórios. Tem benefícios para o fígado, a vesícula biliar e a má circulação. Pode ser um grande amigo para quem quer emagrecer, uma vez que promove a eliminação de gorduras e ajuda na questão da retenção de líquidos. Falo mais sobre ele e outros alimentos que ajudam a secar a barriga. 
    • Recomenda-se que seja bebido em jejum, pela manhã, podendo ser utilizado daikon fresco ou seco (mais comum em Portugal).

 

  • Infusão de equinácea – fortalece o sistema imunológico, combate a inflamação, ajuda na cicatrização da pele, diminui a ansiedade, entre outros. É muito útil para o início das constipações ou gripes.

 

  • Infusão de erva-doce – pode ajudar na má digestão, na inflamação gastrointestinal, no alívio de gases e cólicas (especialmente, menstruais) e – por esta não esperava – na produção de leite materno.

 

Para manter o nosso corpo saudável e equilibrado, devemos sempre preferir chás de ervas e bebidas naturais, sem aditivos, e bebê-las quentes, com moderação e variedade – ao consumir chás diferentes, recebe diferentes fitoquímicos importantes para a sua saúde.