As enxaquecas são muito mais do que uma simples “dor de cabeça forte”. Para quem vive com elas, são uma condição neurológica complexa, que afeta profundamente o bem-estar e a qualidade de vida.

A dor costuma ser intensa e, por vezes, localizada num só lado da cabeça. Muitas vezes temos de ir para o escuro e nem conseguimos abrir os olhos… já sentiu isto? Pior ainda, não vem sozinha — pode surgir acompanhada de, náuseas, vómitos, sensibilidade à luz e ao som.

Algumas pessoas sentem ainda sinais de aviso, como alterações na visão ou sensações físicas, conhecidas como aura.

 

Na macrobiótica, associamos esta condição ao sistema digestivo – a uma condição de tensão do fígado. Estando mais contraído, a gestão do sangue, e oxigenação que resulta dessa gestão, podem não ocorrer de forma equilibrada e ajustada às necessidades do corpo. O que resulta numa compressão dos tecidos nervosos por uma oxigenação deficiente.

Há alimentos que podem agravar a situação, como por exemplo:

 

Mas não é só a alimentação que influencia. Desequilíbrios hormonais (sobretudo nas mulheres), fatores emocionais, stress, mudanças ambientais, falta ou excesso de sono, jejum prolongado ou saltar refeições também podem desencadear ou agravar uma crise.

 

Como pode aliviar este desconforto? A macrobiótica oferece várias estratégias naturais que podem ajudar a aliviar o desconforto:

 

 

 

 

 

 


E não nos podemos esquecer do estilo de vida! Dormir bem e cedo, gerir o stress, apanhar sol com moderação e passar tempo ao ar livre são cuidados simples, mas essenciais, para quem quer viver com menos enxaquecas e mais equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *